sábado, 22 de agosto de 2009

Projeto Panificar!

Olá leitores do maluco! Tudo jóia? Estou criando este novo post para informar vocês de um projeto no qual estou participando desde o início de 2008. É o projeto Panificar, dirigido por Daniel Oliveira Nunes. Esse projeto visa criar um material multidisciplinar e multimídia para trabalhar na escola com crianças. É idéia muito interessante, já que pretende partir das artes (literatura, artes visuais, música, etc...) para integrar as disciplinas escolares, para que seja mais interessante e prazeroso aprender na escola. Daniel Nunes é criador do personagem Padeirinho Cícero. Sob sua direção, eu, Benjamim Linhares Machado Marchi, escrevi em 2008 um texto contando uma das aventuras desse incrível padeirinho. Essa aventura se passa na Grécia, mais precisamente na Atenas Clássica. Cícero deve ajudar seu amigo Minemônio a escapar de um mal entendido que poderá lhe custar o trabalho! Enfim, é uma história muito divertida no final da qual é criado um pão voador! Exatamente, você leu direito, um pão que faz as pessoas voarem! Enfim, é uma história muito divertida, fruto do trabalho duro e de inúmeras conversas entre eu e o Daniel. Vou postar abaixo a nota inicial desse texto, com a descrição dos personagens e dos locais pelos quais eles passam. Espero que vocês gostem. Falou!


Nota do autor


Este texto foi feito sob encomenda para Daniel Oliveira Nunes, detentor dos direitos autorais sobre os personagens Padeirinho Cícero e Madame Voalá. As descrições desses dois personagens foram feitas pelo seu criador nas seguintes obras:

Título:"PANIFICAR - O FILME"

Personalidades:DANIEL DE OLIVEIRA NUNES - Autor(a)

Registro:430876, em 14/05/2008

Gênero:Cinema/TV

Obra Publicada:Não

Tipo de Apresentação:Impressa/Computador, 7 página(s).

Comentários:Argumento Cinematográfico

Título:"PADEIRINHO CÍCERO"

Personalidades:DANIEL DE OLIVEIRA NUNES - Autor(a)

Registro:365948, em 11/01/2006

Gênero:Personagem/Desenho

Obra Publicada:Não

Tipo de Apresentação:Impressa/Computador, 2 página(s).

Título:"PADEIRINHO CÍCERO KIDS"

Personalidades:DANIEL DE OLIVEIRA NUNES - Autor(a)

Registro:430875, em 14/05/2008

Gênero:Personagem/Desenho

Obra Publicada:Não

Tipo de Apresentação:Impressa/Computador, 2 página(s).

O texto elaborado por Benjamim Linhares Machado Marchi, como proposta de adaptação, foi inspirado em “O sonho de Cícero", da autoria de Daniel Oliveira Nunes:

Título:"AS (DES)AVENTURAS DO PADEIRINHO CÍCERO"

Personalidades:DANIEL DE OLIVEIRA NUNES - Autor(a)

Registro:365945, em 11/01/2006

Gênero:Contos/Crônica

Obra Publicada:Não

Tipo de Apresentação:Impressa/Computador, 22 página(s).

Os demais personagens e localidades foram criados por Benjamim Linhares Machado Marchi. Segue abaixo uma descrição deles:

Personagens:

Moisés C. Aminhante – Repórter investigativo, mora em uma cidade grande. Sua personalidade é marcada pela curiosidade e pelo interesse em ouvir histórias fascinantes. Tem estatura mediana, cabelo castanho claro, usa um par de óculos redondos e sob a cabeça usa um elegante chapéu panamá.

Minemônio – Comerciante grego, mora em Atenas. Ocupa-se do trabalho em seu armazém, vendendo principalmente pães, azeite e artigos atenienses. Sua personalidade é marcada pelo saudosismo e pelo receio de que seus planos não dêem certo. Tem estatura mediana, cabelos negros longos e ondulados e um nariz protuberante. Veste uma toga branca e usa sandálias nos pés.

Têmiso – Grande latifundiário grego. Cultiva azeitonas e distribui azeite para Atenas e todo o mar mediterrâneo. Sua personalidade é marcada por uma noção distorcida de justiça, que se aproxima muito da noção de vingança. Possui uma contenda misteriosa com Minemônio, da qual nem o próprio Minemônio sabe. Por isso, Têmiso tentará desgraçar Minemônio a todo custo. É um homem baixo, de cabelos negros curtos, lisos e grossos. Veste uma toga branca, usa sandálias nos pés e carrega sempre consigo um exemplar do “diário ateniense”, jornal da cidade de Atenas.

Émera, Téia e Hérculix – Respectivamente, Esposa e filhos de Minemônio. Os três têm muito carinho por Minemônio e zelam sempre por seu bem-estar. Suas personalidades são marcadas pela bondade e pelo carinho que têm para com todos. Émera é uma mulher madura, com cabelos castanhos longos, repletos de cachos. Seus olhos são verdes. Ela usa um vestido púrpura e pulseiras douradas. Téia e Hérculix são ambos crianças muito pequenas. Teia é uma menina que usa uma camisetinha curta e fralda. Tem os cabelos loiros com muitos cachos e olhos verdes. Hérculix é um menino que veste camiseta longa e shorts. Ele tem os cabelos lisos e negros e os olhos também negros. Hérculix anda sempre com seu estilingue à mão.

Júlia – Fornecedora de suprimentos alimentícios e grande amiga do Padeirinho Cícero. Júlia é uma empreendedora que sempre ajuda Cícero em suas aventuras. Ela é muito corajosa e leal. Uma de suas melhores características é a criatividade e a capacidade de se adaptar às mais variadas situações. É uma mulher jovem, de cabelos castanhos curtos. Ela usa um par de óculos grandes e redondos, que lhe dão um ar intelectual. Além de sua personalidade marcante, seu maravilhoso sorriso a faz uma bela adição ao time de Cícero.

Dédalo – Grande cientista grego. Escapou do labirinto de Creta com seu sobrinho, Ícaro. A fuga foi possível graças a uma de suas invenções engenhosas: pares de asas com os quais ele e Ícaro puderam sobrevoar o mar mediterrâneo e fugir para Atenas. Dédalo é um senhor bom e muito atencioso. Sua engenhosidade não tem limites. Apesar de ser um pouco duto com seu sobrinho, Dédalo nutre grande afeição por Ícaro. Dédalo é um homem velho de barbas e cabelos brancos e longos. Veste uma toga, sandálias e anda sempre com uma prancheta para fazer cálculos sob o braço.

Ícaro – Sobrinho de Dédalo. Ambos escaparam do labirinto de Creta graças às invenções geniais de Dédalo. Ícaro é um jovem cientista que pretende se tornar tão célebre quanto seu tio. Todavia, por causa de sua juventude, Ícaro às vezes se impacienta com seu tio. Mesmo assim, nutre grande afeição por ele. Ícaro é um jovem alto e esguio de cabelos loiros e encaracolados. Veste uma toga laranja com detalhes verdes, sandálias e anda com uma muleta, pois tem o pé quebrado.

Localidades:

Vilas-Boas: É a cidade natal de Cícero. Situada no alto da Serra do Bem-te-vi, é uma cidade de clima muito agradável e beleza ímpar. A cidade conseguiu conviver em harmonia com o ambiente natural e disso resultou a paisagem exuberante que Vilas-Boas possui. Sua população também é muito amigável, receptiva e calorosa, o que faz de Vilas-Boas a cidade ideal para se viver. Como está escrito na introdução do texto: Vilas Boas fica bem no topo da Serra do Bem-te-vi. É uma região muito bonita, com muitas cachoeiras e matas silvestres nas quais os animais ainda podem viver em paz. O clima de lá é agradável o ano todo, as chuvas não inundam as ruas, o sol não queima as folhas das plantas e o vento não destelha as casas. É realmente uma ótima região, e ainda por cima o povo de lá é extremamente acolhedor.

Atenas: Cidade natal de Minemônio e Têmiso. Grande metrópole grega e cidade maravilhosa. Sofreu um grande crescimento populacional, fato que resultou em diversos problemas urbanísticos dos quais Minemônio frequentemente reclama. Como está escrito no primeiro capítulo do texto: A cidade não para de crescer, está faltando água nos aquedutos, as ruas estão movimentadíssimas com as novas charretes “Xênion 3000”, moda que se difundiu aqui na Grécia entre os jovens, que amam a velocidade das corridas de charretes. Enfim, a pequena Atenas está se tornando uma verdadeira pólis grega.

Labirinto: Situado em Creta, o labirinto é um local misterioso e sombrio que abriga uma terrível criatura: o minotauro. Pouco se sabe das origens de sua construção, apenas que foi uma civilização grandiosa que realizou tal empreitada. Como está escrito no sexto capítulo do texto: O labirinto era um embolado de corredores frio e escuro. Quanto mais Júlia adentrava nele mais pressentia uma presença maldosa se aproximando dela, como se um sussurro em seus ouvidos fosse lentamente se tornando em voz e, gradualmente, em grito.

Benjamim Linhares Machado Marchi


Nenhum comentário: